Cuidando do que é mais importante

Esta percepção é geral: uma vez mais, o ano que mal começou já está chegando ao fim. Os dias “voam” e, quando menos nos damos conta, podemos estar envolvidos numa rotina de afazeres que simplesmente leva nossos dias como o vento carrega as folhas secas pelo ar…

No Salmo 90, Moisés discorre sobre a eternidade de Deus e a transitoriedade do homem. Ele afirma:

Acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.” (v. 9)

E continua:

Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; (…) tudo passa rapidamente, e nós voamos.” (v. 10)

O apóstolo Pedro, citando o profeta Isaías, declarou:

Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor(…)” (1Pe 1:24,25)

Por seu caráter escasso, alguém disse que “o tempo é a moeda da vida”, o que temos de mais valioso. E o que temos feito com tão preciosa dádiva concedida pelo Criador?

No findar de mais um ano, é oportuno nos determos por um momento para refletir como temos vivido os nossos dias. Estamos fazendo escolhas néscias, desperdiçando o tempo em coisas vãs, como ansiedades, preocupações e distrações que para nada aproveitam (Mt 6:27)? Estamos valorizando mais as coisas do que as pessoas? Estamos sendo demasiadamente egoístas? Será que estamos dedicando tempo àquilo que é realmente importante? Temos feito cada dia valer a pena? Estamos vivendo ao máximo ou apenas “deixando a vida nos levar”?

Certa vez escutei num sermão algo muito certo: “a maior realização da vida se encontra nos relacionamentos”. A afirmação é válida tanto no âmbito vertical (relacionamento com Deus) quanto no horizontal (relacionamento com as pessoas). Nossos relacionamentos são o bem mais valioso que possuímos. Isso é tão verdade, que o próprio Jesus destacou como principais mandamentos o amor a Deus e às pessoas (Mc 12:30,31; Jo 13:35). No cumprimento dessa ordenança, o tempo desempenha papel chave!

A melhor expressão do amor é o tempo… Quanto maior o tempo dedicado a alguma coisa, mais você demonstra a importância e o valor que ela tem para você.”, disse Rick Warren em seu best-seller “Uma vida com propósitos”. E ele agrega: “o nosso tempo é um presente finito dado por Deus e, por isso, é o maior presente que podemos dar a alguém”. “Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a fez tão importante”, disse a raposa ao Pequeno Príncipe. Tempo é uma questão de prioridade, e a verdade é que nós priorizamos o que é importante para nós.

Esta é uma época em que muitas pessoas param para avaliar como foi o ano e começam a definir seus objetivos e metas para o ano seguinte. Eis um bom alvo para o ano que se inicia: passar mais tempo com Deus e valorizar mais as pessoas que Ele colocou em nossas vidas. Que possamos investir mais tempo em cultivar e construir relacionamentos saudáveis!

“ ‘A gente só conhece bem as coisas que cativou’ – disse a raposa. ‘Os homens não tem mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo pronto nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, os homens não tem mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!’ ” (“O Pequeno Príncipe”).

Amigos, a vida é muito curta, portanto, que saibamos aproveitá-la bem, com sabedoria e gratidão, cuidando com apreço daquilo que é mais importante.

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mt 6:21)

FELIZ 2014!🙂

2 thoughts on “Cuidando do que é mais importante

  1. Oi Alexandre, feliz ano novo. Que belo post com reflexão tão bonita vc deixou aqui🙂 Num tempo com tantas inversões de valores e as questões essenciais deixadas em último plano é muito legal encontrar textos como esse, é fortalecedor🙂

    Abraços.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s