7 dicas para uma vida mais feliz

principle_4_8Olá! Como estão as coisas?

Neste post, quero compartilhar algumas dicas com você que deseja ter uma vida de mais satisfação e alegria. As dicas são do livro “The 4:8 Principle“, de Tommy Newberry.

O livro tem como tema chave o conselho bíblico dado pelo apóstolo Paulo em sua carta aos filipenses:

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8)

Vamos às dicas:

  1. Cuide dos “primeiros 15” – O que se faz nos primeiros minutos da manhã estabelece o tom emocional para o dia inteiro. Tente iniciar os 15 primeiros minutos do dia enfocando-se em coisas boas, que promovem alegria. Ouça uma música que você gosta, medite em versículos da Bíblia, faça uma oração, pense em motivos de agradecimento.
  2. Cuide dos “últimos 15” – De maneira semelhante, encerre o dia com alegria, dedicando os 15 minutos antes de dormir para pensar em coisas boas. O subconsciente  de uma pessoa está altamente propenso a ser influenciado pouco antes de uma pessoa adormecer. O que é impresso no subconsciente é algo que se consolida mais profundamente nas emoções e que depois se expressa nas circunstâncias (ver Pv 4:23).
  3. Pratique as “perguntas 4:8” – O autor chama de “pergunta 4:8” uma pergunta sobre a vida que extrai uma resposta positiva. Exemplos: a) quais são cinco coisas pelas quais sou grato agora mesmo? b) quais são cinco de minhas maiores realizações até o momento? c) quais são cinco das pessoas que mais me amam? Perguntas desse tipo são boas para serem usadas nos primeiros ou nos últimos 15.
  4. Enfoque-se nos relacionamentos certos – Ande com pessoas que possuem os mesmos valores que você, que te inspiram e te encorajam a ser uma pessoa melhor. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes“. (I Co 15:33).
  5. Cuidado com a avalanche de informações negativas da mídia – os noticiários de televisão, em sua maior parte, nos lembram de tudo o que não está bem no mundo. Somos expostos a todo tipo de problema, e a quase nenhuma solução. Limite o tempo que você gasta assistindo a notícias e coisas do tipo. Use seu tempo para se desenvolver com coisas duradouras e de maior valor.
  6. Memorize versículos da Bíblia – A mente consciente só consegue se ater a um pensamento de cada vez, seja ele positivo ou negativo. A única maneira de se eliminar um pensamento negativo é substituindo-o por um pensamento positivo. As Escrituras estão repletas de promessas de Deus e são excelentes para se manter uma perspectiva otimista e sadia da vida. Além de memorizar, personalize versículos bíblicos e reafirme-os para si mesmo. Por exemplo: “Cristo veio para que eu, Joãozinho, possa ter vida e tê-la em abundância.” (João 10:10)
  7. Tenha um coração grato – A gratidão é uma arma poderosa contra emoções negativas. A Bíblia diz: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 4:18). Gratidão é uma convicção, uma prática e uma disciplina. Significa enfatizar o que temos presente e está funcionando em vez daquilo que nos “falta” ou não está dando certo. A gratidão pode ser experimentada em níveis cada vez mais altos. O salmista disse muito bem: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Sl 103:2). Aprenda a valorizar e a ser grato pelas coisas simples da vida!

A qualidade e saúde das nossas emoções é determinada pela qualidade dos nossos pensamentos. Essa é uma boa notícia, pois significa que não precisamos ser vítimas dos nossos sentimentos e emoções. Aqueles que experimentam mais alegria não são necessariamente os que possuem mais motivos pelos quais se alegrar; são apenas pessoas que pensam de forma diferente. As dicas mencionadas neste post podem ajudar muito uma pessoa a aplicar o “filtro” de Filipenses 4:8 a seus pensamentos, e ter, como consequência, uma vida muito mais feliz.

One thought on “7 dicas para uma vida mais feliz

  1. Que post lindo, Alexandre! Você está se superando!
    Ótimas dicas, todas super simples e eficazes para qualquer pessoa viver mais feliz! Pra começar a praticar já🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s