75 obras-primas que todo cristão deveria conhecer

“75 Masterpieces Every Christian Should Know” (“75 obras-primas que todo cristão deveria conhecer”) é um livro que traz 75 obras de arte de diversos gêneros, indo desde as primeiras pinturas nas catacumbas romanas até o cinema do século XXI.

Alguns dos artistas incluem: John Bunyan, Dante, Handel, Bach, Michelangelo, Rembrandt, Jane Austen, Chesterton, Gaudí, Dostoyevsky, C.S. Lewis, Tolkien e até nomes como U2 e Bob Dylan.

Cada capítulo traz uma obra e está organizado em duas partes: na primeira, há uma análise da obra em si; na segunda parte, é trazida uma breve biografia do criador da obra. Ambas as partes são bem interessantes, pois o autor fala tanto das perspectivas cristãs de cada obra quanto da jornada espiritual de seus autores.

Vale ressaltar que não se trata de uma descrição “seca” ou monótona das obras. Pelo contrário, o autor consegue apresentar o conteúdo de uma forma muito original, a ponto de o livro poder ser usado mesmo como uma espécie de leitura devocional. Gostei muito do seu estilo de escrita: direto, perspicaz e rico em termos de vocabulário. Outro ponto forte do livro são as incríveis imagens dos trabalhos.

Foi um verdadeiro deleite ler este livro, enriquecedor sob tantos aspectos. A arte é sem dúvida um dos instrumentos mais incríveis de adoração ao Criador, uma janela  para experimentarmos um pequeno vislumbre da Sua infinita glória, um canal multifacetado para transmissão da Sua mensagem de graça e salvação.

“Arte se torna obra-prima quando sobrevive ao teste do tempo e desafia seus espectadores a verem o mundo a partir de uma nova perspectiva.”

#bookreview #art

Leave a comment